domingo, 29 de maio de 2011

CNJ - Encontro aprova recomendações para proteger crianças e adolescentes contra a violência

Recomendações voltadas à proteção de jovens vítimas de violência e à responsabilização criminal dos agressores foram propostas, nesta sexta-feira (20/5), no encerramento do I Encontro Nacional de Experiências de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro. Uma delas é pela adoção de medidas para a produção antecipada de provas. A ideia é que a vítima preste um único depoimento, que sirva para todas as fases da investigação – inquérito policial, análise do Ministério Público e processo judicial.

“Todos os órgãos diretamente ligados a essa questão devem adotar procedimentos para evitar a revitimização da criança e do adolescente, ou seja, evitar que o trauma da agressão fique ainda maior. Por isso, a importância de a vítima prestar um único depoimento”, afirmou o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daniel Issler.

Outra recomendação aprovada pelo Plenário é pela capacitação dos profissionais encarregados de investigar e julgar esse tipo de crime – policiais, técnicos judiciários, promotores e juízes. Foi aprovada também a recomendação para que os tribunais de Justiça tenham incentivos financeiros para implantar salas de depoimento especial de crianças e adolescentes e para a capacitação dos profissionais – segundo pesquisa realizada pela Childhood com apoio do CNJ, há, no País, 41 salas de depoimento especial em 15 unidades da federação. Segundo o levantamento, há uma distorção na distribuição dessas unidades, que estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste.

Resultado de uma parceria entre o CNJ e a ONG Childhood, o encontro reuniu durante três dias 48 juízes, 38 promotores de Justiça, 11 defensores públicos e 34 técnicos judiciários. O objetivo foi aprofundar as discussões sobre o tema a partir da Resolução n. 33 do CNJ, que, em novembro de 2010, elencou diretrizes para proteger as vítimas desse tipo de violência e tornar a investigação e o julgamento mais eficazes.

Por
Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Edital apoio a projetos - SDH

A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lançou o Edital de Chamada Pública nº 01/2011 - SDH/PR, para seleção de propostas para apoio a projetos voltados para políticas públicas no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos.
São oito anexos que tratam de diferentes temas:
Políticas Públicas de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente;
Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - Capacitação;
Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - Educação em Direitos Humanos;
Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - Implantação de Centros de Referências;
Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - Registro civil de Nascimento;
Políticas Públicas de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
Informações Teóricas para Contribuir na Elaboração de Projeto Básico; e
Conteúdo Referenciais para Educação em Direitos Humanos.

Disponível no endereço eletronico:
www.direitoshumanos.gov.br/destaques/edital-01-2011-sdh

terça-feira, 24 de maio de 2011

Deliberação 05/2010 equipamentos para Conselhos Tutelares

A Deliberação nº05/2010 que destinou aproximadamente 12 milhões para equipamentos para todos os conselhos tutelares do Estado do Paraná, no prazo de noventa dias, começará a ser executada. A suplementação orçamentária, segundo informações do departamento financeiro da Secretaria da Criança, já foi realizada e agora irá para tramites de convênio.
Logo os municípios estarão recebendo os convites para assinatura do convênio que destinará um veiculo, e computadores para os conselhos tutelares.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CEDCA apoia transporte para VI Congresul

A ACTEP - Associação de Conselheiros Tutelares Estadual do Paraná encaminhou oficio ao CEDCA solicitando apoio para transporte dos conselheiros tutelares interessados em participar do VI Congresul que acontecerá em Joinville - SC, de 10 a 13 de julho de 2011.
No dia 20/05/2011, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente aprovou o apoio para contratar cinco ônibus com capacidade para 42 passageiros, saindo de cinco pontos escolhidos pela ACTEP.
Os conselheiros tutelares tem garantido o transporte, pois o procedimento agora já está encaminhado para licitação.
Importante lembrar que será necessário que cada ônibus para realizar o transporte terá que partir com no mínimo metade da sua capacidade em cada ponto de saída.
Importante que se faça divulgação das vagas disponíveis deste transporte para todos os conselheiros interessados em participar do evento.

domingo, 22 de maio de 2011

Nova Secretaria de Estado

Nesta última sexta-feira, 20/05/2011, na reunião plenária do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente - CEDCA, estiveram presentes a Sr. Fernanda Richa, Secretaria da Criança e Juventude; Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador Geral do Ministério Público; Dr. Murilo Digiacomo e Dra. Luciana Linero, Promotores de Justiça do CAOPCA - Centro de Apoio Operacional aos Direitos da Criança e Adolescente. A Sra. Fernanda Richa fez declaração para informar que a Secretaria terá a nomeclatura de Secretaria da Criança, Família e Desenvolvimento Social e que o projeto está sendo encaminhado para a Assembleia Legislativa.
O CEDCA, nesta mesma reunião, oficialmente solicitou cópia do projeto de lei que trata da alteração mencionada para conhecimento e futura proposição de sugestões que o colegiado entender necessário.
A Aconturcam acredita que isto aconteceu, também motivado no apoio da movimentação da sociedade civil através dos manifestos realizados.
Tão logo tenhamos conhecimento do projeto de lei, estaremos postando neste blog e encaminhando para o e-mail dos contatos que temos.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A mais dura das medidas

Em nome da ação social, Paraná perde secretaria pioneira da Criança e da Juventude e deixa em sobressalto profissionais do setor; veja em:
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1127495&ch=