terça-feira, 2 de outubro de 2012


UNICEF lança sistema de monitoramento sobre a situação da infância

Brasília, 20 de setembro – Está no ar o site UNICEF InfoCriança, que é um sistema de monitoramento e estatística on-line gratuito, que traz dados atualizados sobre a situação da criança e do adolescente no Brasil. Utilizando a base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já com as informações do Censo 2010, o sistema desenvolvido pelo UNICEF oferece dados desagregados por faixa de idade, regiões e Estado, gênero da situação, entre outros, e mostra estatísticas nacionais, estaduais e municipais.
O objetivo é oferecer a estudantes, pesquisadores e ao público em geral uma base de dados de fácil utilização com as principais estatísticas sociais relacionadas à situação da infância e adolescência no Brasil. Por meio do sistema, é possível, por exemplo, construir análises sobre as iniquidades regionais, com foco no Semiárido, na Amazônia Legal e nas comunidades populares dos grandes centros urbanos, territórios prioritários para o UNICEF no Brasil.
Além disso, o sistema gera mapas interativos que comparam a realidade brasileira com a de outros países, com base na população de crianças e adolescentes, na taxa de mortalidades entre menores de 5 anos e taxa de alfabetização de 15 a 24 anos.
O InfoCriança foi financiado pela KPMG no Brasil, empresa parceira do UNICEF no Brasil. Saiba mais sobre a KPMG no sitewww.kpmg.com/BR.


Para mais informações, escreva para infocrianca@unicef.org


EVENTO - 5º Congresso Marista de Educadores Sociais

No dia 4 de outubro, das 8h às 17h, os educadores sociais da Rede Marista se reúnem para debater o tema Políticas Públicas para a transformação, na quinta edição do Congresso Marista de Educadores Sociais. Ao todo, são esperados mais de 350 participantes das Unidades, Projetos e Escolas Sociais, além da participação de outras instituições. O evento ocorre no Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre.
O Congresso é um espaço de formação e construção coletiva entre os educadores sociais. Neste ano, o tema debate a intersecção e o vínculo entre as políticas públicas de educação e assistência social, focos de atuação da Rede Marista. Duas palestras, com debate, estão na programação do dia, além dos espaços de reflexão, perguntas e convivência entre os participantes.
Nesta edição, além do tema escolhido, o lema é inspirado na frase de Gandhi, político e pacifista Indiano, que lembrava "Seja a mudança que você quer ver no mundo". Com esta inspiração, o congresso é um momento de reflexão sobre o papel do trabalho do educador social no processo de transformação social.
Inscrições
Colaboradores da Rede Marista e demais interessados no tema podem fazer a inscrição, de forma gratuita, aqui. O número de vagas é limitado.