sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Hotéis falham no controle de entrada

Tudo de que um criminoso precisa para ficar impune é diminuir seus rastros. E uma falha no sistema de fiscalização dos hotéis do Paraná pode estar tornando empresários e autoridades cúmplices de uma série de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Uma investigação feita por professores e alunos de Jornalismo da Universidade Positivo em parceria com a Gazeta do Povo revelou o problema: menores de idade podem se registrar em hotéis do estado sem qualquer documentação, mesmo em companhia de adultos, o que facilita a ação de pedófilos e de redes de exploração sexual.
Sob a orientação de duas professoras, durante cinco meses oito alunos da universidade visitaram estabelecimentos em cinco cidades: Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Guaratuba e Matinhos. A reportagem fez um teste simples: pediu a uma adolescente que tentasse se registrar em 33 hotéis. Acompanhada de um repórter, a menina, de 17 anos, conseguiu entrar sem problemas em 29 deles. Foi barrada apenas em quatro, como a lei exige que ocorra em todos os casos. Isso significa que, do total de hotéis pesquisado, 88% descumpriram uma obrigação legal.

continue lendo no link:
http://www.teianoticias.com/2012/09/25/hoteis-falham-no-controle-de-entrada/


SEMINÁRIO REGIONAL DE ARTICULAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA COMCAM

DATA -  03 de Outubro de 2012  - Quarta – Feira
LOCAL – Igreja Presbiteriana do Brasil,1013- (em frente ao Supermercado Carreira) – PR
8:00 – Credenciamento
8:30 – Abertura
9:00 – Teatro
9:30 – Palestra – Prevenção aos uso de Drogas Coronel Douglas Sabatini Dabul - Comandante da Batalhão da Patrulha Escolar do Paraná – BPEC
10:30 – Intervalo
10:45 – Apresentação da Formação de Rede – Ubiratã – Saúde.
11:30 – Almoço
13:00 – Palestra – Violência / Família e o Trabalho em Rede - Tenente Dentista Luci Aparecida Rocha Belão.
15:00 – Debate
15:30 – Apresentação – Trabalho em Rede Mamborê – Educação.
16:00 – Considerações Finais
16:30 – Encerramento.

Evento tem iniciativa da Secretaria de Estado da Educação - Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão.

Convocada eleição de entidades suplentes da sociedade civil para o Cedca

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) convoca as entidades da sociedade civil interessadas em participar da eleição para representantes suplentes da entidade para o biênio 2012-2013. As assembleias para eleição serão realizadas nas macros regionais do estado do Paraná no dia 03 de outubro deste ano, com locais ainda a serem confirmados. As informações detalhadas sobre o processo e o requerimento de inscrição estão disponíveis neste site, no link “Eleições Cedca”. Saiba mais clicando em Deliberação 057/2012 Cedca/PR.

As inscrições devem ser enviadas por correspondência (AR) ou Sedex para o seguinte endereço: Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Secretaria Executiva dos Conselhos (Palácio das Araucárias - Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n - Centro Cívico - 80530-915 - Curitiba – PR).

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão consultivo, deliberativo e controlador das ações de atendimento a Criança e Adolescente, vinculado à Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, é composto de forma paritária de 24 membros efetivos, entre indicados pelos órgãos governamentais e não governamentais. Os representantes da sociedade civil são eleitos a cada dois anos.

O conselho se reúne mensalmente para formular e deliberar os assuntos referentes à criança e ao adolescente em reuniões abertas à comunidade.


Fonte: http://www.cedca.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=100&tit=Convocada-eleicao-de-entidades-suplentes-da-sociedade-civil-para-o-Cedca