sábado, 20 de junho de 2009

Reunião sobre Unificação da data de Eleição de Conselheiros Tutelares no CEDCA-PR

Por solicitação da Comissão de Capacitação da Câmara de Articulação/Mobilização e Comunicação do CEDCA-PR, aconteceu no dia 18/06/2009 no período da tarde nas dependências da SECJ em Curitiba, reunião para discutir sobre a possibilidade de unificação da data de eleição dos Conselheiros Tutelares no Estado do Paraná.
Foram convidados diversos atores do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, especialmente as associações de conselheiros tutelares. Estiveram presentes Conselheiros do CEDCA, Raquel Fragoso, Presidente da ACTEP, Jussara, Vice-Presidente da ACTEP; e diversos representantes das Associações Regionais de Conselheiros Tutelares.
Durante a discussão, foram levantados vários pontos que visa auxiliar e melhorar a questão do pleito para o conselho tutelar; tais como: Que a eleição pudesse ser organizada com apoio da justiça eleitoral com utilização de urnas eletrônicas em todos os municípios; Que tenhamos diretrizes que orientem o processo eleitoral comparado com o processo eleitoral de vereadores, sugerindo proposta de lei municipal que regule tal processo eletivo para o cargo de conselheiro tutelar; dentre várias outras idéias e questionamentos que levaram a Comissão a uma reflexão sobre o assunto para amadurecer melhor a proposta para unificação das eleições. A proposta visa também, melhorar o planejamento, a qualidade e o aproveitamento da formação dos conselheiros tutelares teriam maior eficiência e eficácia a partir de um calendário unificado de eleição.

Conferências Regionais da Criança e Adolescente

A previsão de data das Conferências Regionais conforme divulgado pela Comissão Organizadora da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, já está pronta. A Conferência Regional de Curitiba está prevista para acontecer em 05/08/2009; Umuarama para o dia 07/08/2009; Ponta Grossa para o dia 11/08/2009; Maringá para o dia 12/08/009; Paranavaí para o dia 13/08/2009; Cascavel, Laranjeiras do Sul (Guarapuava) e Foz do Iguaçu para o dia 19/08/2009; Pato Branco para o dia 20/08/2009 e Londrina agendado para o dia 21/08/2009.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Eleição CMDCA Campo Mourão

Ocorreu no último dia 10 de junho, a eleição de membros da sociedade civil para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Campo Mourão -PR (CMDCA) par ao biênio 2009/2011. A Aconturcam concorreu a uma vaga, onde indicou como representantes a Sra. Ana CLaudia Padilha Justino e a Sra. Liliane da Silva Varago, ex-conselheiras tutelares. Após a votação, a Aconturcam conseguiu conquistar novamente a uma vaga de conselheiro titular no CMDCA.