terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jantar de Lançamento da Campanha do Imposto de Renda - CMDCA - Campo Mourão

Na noite de segunda-feira, 22/09/2009, data comemorativa ao Contador, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Mourão – CMDCA, realizou o jantar de lançamento da Campanha do Imposto de Renda 2008, com diversos convidados, entre eles é claro a presença de vários contabilistas que colaboram para tornar realidade a destinação de parte do Imposto de Renda devido para o Fundo da Infância de Campo Mourão. A Sra. Liliane da Silva Varago, atualmente Presidente do CMDCA, e representante da Aconturcam no conselho, realizou agradecimento a todos e entregou a premiação aos dez contabilistas que mais arrecadaram para o Fundo da Infância Municipal. Foram singelas lembranças para os contabilistas que sempre auxiliam na arrecadação. No evento também ocorreu a posse da nova Diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão. Mais de 180 pessoas participaram do jantar, incluindo diversas autoridades. No ano de 2007 foi arrecadado R$ 190 mil reais e o CMDCA espera aumentar esta arrecadação para este ano com colaboração de todos os contadores e com a conscientização da população para que possa destinar para a área da criança e adolescente.

Capacitação Continuada de Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos

A capacitação continuada para conselheiros tutelares e conselheiros municipais de direitos será reformulada. A partir de 2009, o CEDCA, nesta última reunião do dia 19/09/2008, definiu que será realizado um trabalho de produção de material e uma reforma na metodologia do sistema de capacitação, visando trabalhar em módulos para que a capacitação atenda aos diferentes níveis de conhecimento que já possuem os participantes. Assim, entende-se que aqueles que já têm algum conhecimento, participarão apenas em etapas posteriores do curso, onde os que são novatos ou tem pouco conhecimento na área, participará de vários módulos do curso. Está previsto que em 2009 não haverá a capacitação continuada em razão deste trabalho de remodelação da metodologia, material e corpo docente também, sendo que apensa em 2010 voltará a ocorrer a capacitação continuada. Isto é em razão do processo de avaliação de monitoramento do curso.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2008 – VOTE CONSCIENTE!!!

A Aconturcam, em parceria com o Ministério Público e Conselho Tutelar, Comarca de Campo Mourão, estarão reunidos na próxima sexta-feira, dia 05-09-2008, às 19h30min, nas dependências da COMCAM, situada na Rua Brasil, n 879, Centro, mobilizando a sociedade em prol da “Campanha Compromisso pela Criança e Adolescente”. Na oportunidade, foram convidados os dois candidatos a Prefeito do município, Nelson José Tureck (PMDB) atual prefeito de Campo Mourão e Tauillo Tezzelli (PPS) (ex-prefeito), bem como os candidatos ao Poder Legislativo, para estas eleições de 2008. No evento será apresentado aos candidatos, os 18 Compromissos relevantes que serão exigidos do prefeito eleito, para que a Criança e o Adolescente possam ser Prioridade Absoluta, assim como as suas respectivas famílias, em cumprimento ao disposto na Lei 8.069/90 e Constituição Federal. Mais detalhes e fotos do evento serão posteriormente disponibilizadas aqui. Para saber mais sobre a Campanha acesse http://www.mp.pr.gov.br/cpca/indices/ca_campanha_voto_0.html.

CIDADANIA SIM! ESMOLA NÃO! PRATIQUE ESTA AÇÃO!

"Cidadania Sim! Esmola Não! Pratique esta Ação!" Este é o tema da Campanha-2008 realizada pelo CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social e CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Mourão, que teve seu lançamento no último sábado, dia 30-08-2008, na Praça Matriz São José. Várias autoridades se fizeram presentes, além da Banda Municipal e Fundação Cultural que abrilhantaram ainda mais o evento.
O objetivo desta campanha é mobilizar a sociedade em geral, para a conscientização de que a criança e o adolescente que pedem esmola estão à mercê de diversas violências e que nas ruas, as mesmas acabam perdendo melhores oportunidades de vida, envolvendo-se num círculo vicioso de malefícios que nada contribuem para o seu desenvolvimento.
Após a abertura e o lançamento da Campanha, vários grupos se dividiram para fazer a tarefa de panfletagem e colocação de cartazes em toda a área central, mais especificamente no comércio local. A ação contou com a parceria da ACONTURCAM, Conselho Tutelar de Campo Mourão, CRP – Conselho Regional de Psicologia, Entidades de Atendimento à Criança e Adolescente (Governamentais e Não-Governamentais), 11º Batalhão de Polícia Militar (Formando Cidadão), Secretaria de Ação Social, Secretaria da Cultura, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Instituições educacionais, Núcleo Regional de Ensino, entre outros.